DIGA NÃO AO TRABALHO INFANTIL!

Professora Maria Marcia Martins Santos, 4º ano A. Escola Municipal Professor Jorge Dechandt.


Para iniciarmos as atividades relacionadas a este tema, exploramos os conhecimentos prévios dos alunos.

Logo após, explicamos para os alunos que o trabalho infantil é uma questão muito grave que afeta milhões de crianças em todo o mundo, que refere-se ao trabalho realizado por crianças e adolescentes com idade inferior à idade mínima permitida para o emprego e que acaba comprometendo sua educação e privando as crianças de sua infância.

Demos continuidade as nossas atividades utilizando o material que veio para a nossa escola, o gibi, o pôster e o caderno de orientação pedagógica, os quais compõem o kit escolar.

Exploramos as histórias em quadrinhos do gibi, as histórias do caderno de orientação pedagógica e realizamos as atividades propostas em relação ao tema estudado, como: explicação sobre o gênero textual cartaz, os alunos fizeram cruzadinha, caça-palavras, produção de texto individual, acróstico coletivo e produção de cartazes em grupos, os quais foram apresentados nas outras turmas da escola.

Os alunos compreenderam que o trabalho infantil é prejudicial ao desenvolvimento físico e mental da criança e do adolescente, podendo interferir em seu aprendizado e que lugar de criança é na escola, pois infância é tempo de brincar, estudar e aprender.

Os vídeos sobre o tema também foram recursos utilizados para que os alunos compreendessem melhor sobre este assunto.

Em seguida explicamos sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que tem como objetivo a proteção dos direitos da criança e do adolescente. Outro órgão importante é o MPT (Ministério Público do Trabalho), o qual tem um papel de suma importância que é combater à exploração do trabalho da criança e do adolescente.

Dividimos a turma em pequenos grupos para que interagissem sobre o assunto, para que falassem o que tinham entendido sobre o trabalho infantil e para que fossem produzidos os cartazes para a apresentação nas outras salas.

Percebemos a necessidade de conscientização e de conhecimento sobre este assunto e sobre as leis que garantem um futuro mais saudável e digno para todas as crianças.

Finalizamos esta etapa de trabalho com a apresentação de todos os grupos nas demais turmas da escola e com a exposição no mural da turma do 4º ano para que todos da escola pudessem apreciar o nosso trabalho.












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