A magia dos livros

Professora Maria Marcia Martins Santos, 4° ano A. Escola Municipal Professor Jorge Dechandt.


Em comemoração ao "Dia 18 de abril", que foi o "Dia do livro Infantil", realizamos diversas atividades interessantes envolvendo os livros e incentivando os alunos a adquirir hábitos de leitura.

A leitura é uma prática essencial no nosso cotidiano, pois nos faz viajar na imaginação, nos enriquece o vocabulário, nos traz muitos conhecimentos, novas ideias, desenvolvemos a autonomia, nos tornamos leitores fluentes entre outros aspectos importantes.

Todos os dias em minha sala, eu leio para os meus alunos. Tenho variado bastante a escolha dos gêneros literários no momento da história, como: fábulas, poemas, lendas, contos de fadas, aventuras, biografias, gibis, entre outros gêneros explorados. Sempre inicio e termino com uma música apropriada para este momento.

Tivemos a alegria de realizarmos uma aula-passeio no dia do livro, que foi no Museu Campos Gerais e na Estação Saudade, onde os alunos adoraram tudo o que viram e aprenderam.

Na estação Saudade fomos agraciados com as histórias contadas por João, um excelente contador de histórias, que nos encantou com o seu domínio e conhecimento sobre a arte de contar.

Na escola os alunos produziram relatório sobre a aula-passeio, onde destacaram a magia dos livros e do contador de histórias neste dia muito especial!

Entre as atividades realizadas em sala, como: a leitura da Biografia de Monteiro Lobato, tiveram a oportunidade de conhecer uma de suas obras mais importantes que foi o Sítio do Pica pau Amarelo e seus personagens.

Os alunos fizeram marcadores de páginas com os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo, leitura e interpretação de texto, conheceram o gênero textual biografia e realizaram atividades de pintura, recorte e colagem.

Aproveitamos também para iniciarmos mais uma prática de leitura, uma vez por semana iremos à biblioteca ou em um ambiente diferente da escola para lermos os mais diversos livros de literatura. Temos também o hábito, desde o início do ano, de fazer o empréstimo de livros para

leitura em casa, no final de semana, como leitura prazer e em outro momento preenchem a ficha de leitura.

Com pequenos gestos de amor à leitura, é que iremos desenvolver o gosto, o prazer de ler em nossos alunos, para que tenham um mundo melhor com pessoas mais críticas e reflexivas com mais conhecimentos, autonomia, melhor compreensão e desenvolvimento intelectual e emocional.


































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Combate ao TRABALHO INFANTIL

Aniversário de Ponta Grossa

"Eliminar criadouros é a forma mais eficaz de combater o mosquito Aedes Aegypti"