Trânsito

Texto da professora Maria Marcia Martins Santos.

No semestre anterior estudamos sobre o trânsito. Iniciamos primeiramente com uma cartilha sobre o trânsito "Aprendendo e vivendo!" Realizamos atividades envolvendo as placas de sinalizações e situações envolvendo motoristas e pedestres.

Depois fizemos uma aula-passeio na escola de trânsito do DR, onde assistimos uma palestra com uma policial chamada Maria, de como devemos nos comportar no trânsito, tanto os motoristas devem prestar atenção e dirigir seguindo as leis de trânsito, como os pedestres também devem ter responsabilidade, por isso é muito importante pedestres e motoristas conhecerem a legislação de trânsito e conhecerem  as placas de sinalização.

Neste dia também tivemos uma aula prática na malha viária vivenciando situações no trânsito. Os alunos adoraram e aprenderam muito!

Em seguida estudamos outra cartilha "Educação no trânsito--- Caminhos para a Cidadania ( CCR-- Rodonorte). Essa cartilha também veio complementar o que já havíamos estudado.

Realizamos várias atividades envolvendo o trânsito. Montamos a super heroína Luíza e o super herói Lucas que eram os personagens da história desta cartilha, além de outras atividades.

Confeccionamos uma máscara envolvendo os sinais e placas de trânsito, escrevemos cartas que foram enviadas para os motoristas para que tenham mais cuidado e responsabilidades no trânsito para evitar acidentes.

Finalizamos este projeto sobre o trânsito com a confecção de lindas maquetes, as quais foram confeccionadas interagindo com a família e depois foram expostas na " Mostra Pedagógica, Feira do Livro" e também na escola, fizemos um dia de "Mostra Pedagógica", a família na escola.

Neste dia, alguns alunos relataram sobre o assunto estudado ( Carlos, Emilly e Matheus) e entrevistaram alguns pais sobre a confecção das maquetes.

Acredito que com este projeto, desenvolvemos a aprendizagem significativa, instigando no aluno o desenvolvimento formas ativas de aprendizagem, promovendo uma compreensão integrada dos conhecimentos e o desenvolvimento de suas potencialidades.

Foi um trabalho rico e proveitoso  e que todos gostaram muito de participar.

Alunos que relataram: Carlos Heitor Bombardi, Emilly Bianca de Almeida e Matheus de Lima.

Entrevistas feitas pelos alunos: Gabriela de Andrade Gonçalves da Rosa; Gustavo Lopes Rodrigues; Marjorye Scheiffer Luzinieski; Maria Luiza Soares.

Filmagens feitas pelos alunos: Carlos Heitor Bombardi; Murilo Fernandes de Paula; Emilly Bianca de Almeida e Maria Luiza Soares















































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Combate ao TRABALHO INFANTIL

Prova Saeb

Dia das Mães