Valorização do Dia da Mulher

Professora Tani Karielli Pontarollo, 5º Ano. Escola Municipal Professor Jorge Dechandt.

Nos dias 07 e 08 de março do corrente ano, os alunos do 5º ano puderam conhecer um pouco mais sobre a importância da comemoração e valorização ao Dia da Mulher.

Primeiramente, expliquei em sala o surgimento desta data e por que ela é importante até os dias de hoje. Em seguida fizemos um “bate-papo” sobre a opinião dos alunos sobre isso. Os alunos puderam relatar várias situações já vividas por eles e sobre o que já assistiram em algum jornal de televisão notícias tristes envolvendo mulheres. Aproveitei o momento e trabalhei também temas relacionados à mulher, como o feminicídio, pois infelizmente isso está frequente em nossa cidade.

Depois foi apresentado o gênero textual entrevista. Passei alguns vídeos em que acontecia uma entrevista, os alunos puderam observar como os entrevistadores se comportavam e como executavam tal ação. Em duplas, puderam treinar uma pequena entrevista com seu colega. Foi um momento de muito aprendizado e diversão para os alunos.

Na sequência, realizamos um levantamento para saber quantas mulheres trabalham em nossa escola e demos andamento aos trabalhos. Formamos pequenos grupos onde os alunos puderam entrevistar cada uma dessas mulheres, perguntando seu nome, sua idade, sua profissão, seu maior sonho, sobre seus talentos e o que mais gosta de fazer. Este momento foi emocionante tanto para os alunos quanto para as mulheres envolvidas. Os alunos puderam colocar em prática o que estavam aprendendo em sala e também proporcionaram a elas um momento único para elas. Elas, puderam falar sobre si, expressar seus desejos mais profundos, puderam se sentir olhadas, escutadas e respeitadas. Foi nítido o brilho no olho de cada uma dessas mulheres.

Depois disso, fomos para sala de aula e cm as informações obtidas com a entrevista os alunos confeccionaram cartazes interativos e foi exposto no corredor da escola.

Num próximo momento, os alunos receberam uma folha contendo várias perguntas relevantes sobre o dia da mulher e levaram para fazer como estudo de casa, uma entrevista com uma mulher que faz parte do seu dia a dia.

Para finalizar, os alunos fizeram cartão e entregaram para uma mulher especial para cada um deles.






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Combate ao TRABALHO INFANTIL

Prova Saeb

Dia das Mães