Combate ao TRABALHO INFANTIL

Professora Marcia Martins Santos, 5° ano. Escola Professor Jorge Dechandt

Iniciamos as atividades relacionadas a este tema com uma roda de conversa, explorando os conhecimentos prévios dos alunos.

Em seguida entreguei para eles o gibi que veio para nossa escola, o qual compõe o kit educacional.

Dividi a sala em grupos para que fizessem a leitura das histórias relatadas no gibi, que envolviam o “Incentivo à Reciclagem” e o trabalho infantil.

Durante a leitura os alunos representavam os personagens das histórias em quadrinhos, gostando muito desta dinâmica. Explorando as histórias do gibi, obtivemos muitos conhecimentos sobre os assuntos abordados. Os alunos compreenderam o importante papel do MPT (Ministério Público do Trabalho) em combater à exploração do trabalho da criança e do adolescente. Exploramos todos os materiais enviados para a escola.

Depois das leituras foram realizadas as atividades, passatempos, que tinham no gibi como: vamos reciclar, caça as lâmpadas, jogo dos 7 erros, caça palavras, desembaralhe as letras, labirinto e decifre o enigma.

Lemos também sobre alguns casos da vida real e aprendemos que pessoas que trabalham no lixão são expostas a perigo de acidentes e doenças. Assistimos um vídeo, explorando o tema estudado, “Trabalho infantil: Conheça as consequências”.

Finalizamos com a confecção de cartazes em grupos, apresentação em sala de aula e exposição no mural da turma do 5º ano para os demais alunos da escola.































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prova Saeb

Dia das Mães