"Eliminar criadouros é a forma mais eficaz de combater o mosquito Aedes Aegypti"

Professora Maria Marcia Martins Santos, 4° ano A. Escola Municipal Professor Jorge Dechandt.


Realizamos diversas atividades para que os alunos do 4° ano compreendessem a importância dos cuidados que devemos ter para combater a Dengue. Começando pela conscientização dos alunos para manter a limpeza do quintal de suas próprias casas como prevenção e cuidados para que não aconteça a proliferação do mosquito.

Iniciamos com uma aula externa, fazendo uma roda de conversa, onde exploramos os conhecimentos prévios dos alunos e em seguida utilizamos textos informativos, onde esclarecemos muitas dúvidas sobre a Dengue.

Em parceria com a professora Cleusa, que também realizou algumas atividades com a turma, passamos um vídeo para que os alunos tivessem mais informações.

Na aula externa, os alunos ilustraram o ciclo evolutivo do mosquito.

Um dos momentos que contribuiu para que nossos objetivos fossem alcançados, foi quando saímos com os alunos no pátio da escola para fazermos a coleta de resíduos, de materiais, de possíveis focos (lixos) que pudessem servir de criadouros para o mosquito da Dengue.

Tivemos na sequência a confecção de cartazes e panfletos, os quais foram produzidos em grupos.

Aproveitando todo o trabalho realizado pelos alunos e todo o conhecimento adquirido, estudamos o gênero textual poema e o gênero panfleto, resultando em uma produção de poema coletivo, em uma produção de texto individual com as informações e estudos realizados. Finalizamos este trabalho com a entrega dos panfletos, confeccionados pelos alunos, para todos os pais na saída da escola, como forma de conscientização e colaboração para eliminarmos os criadouros e assim combater o mosquito Aedes Aegypti, "XÔ MOSQUITO!!!"

Foi um trabalho muito rico de aprendizagem e envolvimento de todos os alunos, tornando-os agentes ativos na prevenção da Dengue.
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Combate ao TRABALHO INFANTIL

Prova Saeb

Dia das Mães